Roteiro para prova prática

TRONCO


Estruturas Ósseas Palpáveis
Processo Mastoide: Atrás do lóbulo da orelha.
Processo transverso de atlas: mais medial. Entre processo mastoide e linha nucal.
*Não pressionar demais. Como é um local próximo a passagem de veias e artérias, pode causar dores locais e de cabeça, tonturas, ânsia de vômito entre outros sintomas.
C3: Abaixo do ângulo da mandíbula e osso hioide.
C4 ou C5: Cartilagem tireoide.
C7 ou T1: Palpa-se a vértebra proeminente na flexão de pescoço. Porém T1 pode ser confundida com C7 e vice-versa. Pra tirar a dúvida faz flexão e extensão de pescoço. Se durante a extensão seu dedo “entrar”, você está palpando C7. Se durante a extensão seu dedo permanecer no mesmo lugar, parabéns, você encontrou T1.
T4: Espinha da escápula.
T8: Ângulo inferior da escápula.
T12: Última costela (referência muito subjetiva).
L3 ou L4: Crista ilíaca.


Músculos eu atuam no tronco – técnicas para palpação
m. Esternocleidomastoide: Rotação para o lado oposto ou látero –flexão com resistência.
mm. Escalenos: Látero-flexão com resistência ou expiração forçada. Palpa acima da clavícula, posterior ao m. esternocleiomastoide.
mm. Eretores da Coluna: Decúbito Ventral (DV) e faz extensão do tronco. Palpa-se os três eretores juntos. Palpar na região tóraco-lombar para não confundir com ação dos m. romboides ou m. trapézio, por exemplo.
m. Quadrado Lombar: Avaliado em Decúbito Dorsal (DD) e faz elevação da pelve. Avaliador deve palpar na região póstero-lateral, entre a última costela e crista ilíaca.
m. Íliopsoas: Atua tanto no tronco (flexão de tronco) quanto no quadril (flexão de quadril). O avaliado deve estar em flexão de de quadril e joelho (90º) e realizar uma flexão maior que 90º. O avaliador deve palpar no espaço entre a cicatriz umbilical e EIAS. O paciente pode está sentado ou em DD.

m. Reto do Abdome: DD com quadril e joelho em Flexão 90º. Faz flexão e palpa-se na região central do abdome.
m. Oblíquo externo: Faz flexão de tronco e rotação para o lado oposto. Palpa-se anteriormente entre as últimas costelas e crista ilíaca.
m. Oblíquo interno: Faz flexão de tronco e rotação para o mesmo lado. Palpa-se anteriormente entre as últimas costelas e crista ilíaca.
m. Transverso do Abdome: Em DD, avaliado deve realiza expiração forçada (rápida e forte, uma tosse por exemplo). Palpar abaixo da cicatriz umbilical.
m. Diafragma: Examinador coloca três dedos abaixo das costelas, perto do esterno e polegar pressiona para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou comentário