Como esse é o assunto polêmico da vez envolvendo a fisio, vou me manifestar também. Pra quem não sabe do que eu estou falando, vou resumir: No dia 05.06 (quarta-feira) foi ao ar uma cena da novela Viver a Vida em que um personagem, Daniel, fisioterapeuta do hospital, disse que não poderia prestar um determinado atendimento porque "não pode iniciar um tratamento sem uma avaliação médica".
Achei um absurdo isso. Após tantos anos de luta para conseguir nossa autonomia e após mais tantos outros de liberdade desde então, um escritor leigo para quanto a fisioterapia (Desculpa Walcyr, você é um grande escritor mas não sabe nada sobre a fisioterapia) leva para o Brasil inteiro essa imagem de dependência do médico.
Então só pra reforça o que já sabemos:
- Fisioterapeuta pode realizar atendimento sim sem avaliação médica.
Nós fazemos exame cinético-funcional, no qual avaliamos as o que pode comprometer o paciente quanto a sua funcionalidade. Por exemplo: Se você recebe um paciente com com Anquilose coxofemoral. Esse é o diagnóstico clínico (informado pelo médico) e o diagnóstico cinético funcional (feito por nós) seria "limitação e ADM e déficit de força para MMII". Ou seja, nosso diagnóstico consiste não em "Qual a doença?" mas sim em "Qual o comprometimento que essa doença está causando/pode causar?"
- Podemos solicitar exames complementares.
Até hoje, muita gente acha que precisa ir a um médico, para que ele peça exames e só depois ser encaminhado para um fisioterapeuta. Não minha gente, esse tempo já passou (há muito tempo, diga-se de passagem). Podemos solicitar exames porém de forma consciente. Se você realiza a anamnese e exame físico completo mas ainda assim resta alguma dúvida ou ainda se você está prestando atendimento e quer saber se está sendo bem sucedido (uma consolidação de fratura óssea, por exemplo) você pode solicitar exames, sem dúvidas. O que não pode é em menos de cinco minutos de consulta, você se quer olhar seu paciente e já pedir um exame! (Tem muito 'profissional' assim hoje em dia e não é dá fisio! :p)
- Não somos inferiores aos médicos.
Eu vivo dizendo isso: Na área biomédica ninguém está acima ou abaixo dos médicos. Aqui todos caminham lado a lado (ou pelo menos esta deveria ser a visão geral). Médico não avalia e trata um paciente apenas com remédios, aliás ai mesmo ele já precisa do farmacêutico para desenvolver esses medicamentos. Um médico não estará sempre ao lado do seu paciente, mas os enfermeiros sim. Por mais que o fisioterapeuta desenvolva uma boa conduta, se seu paciente não estiver com uma alimentação balanceada que lhe forneça energia necessária para suas funções, a fisioterapia não funcionará. E depois que o paciente tiver condições para voltar as Atividade de Vida Diária (AVD´s) quem melhor que os nossos colegas, os Terapeutas Ocupacionais para desenvolver esse exercício? E o Educador Físico? Este sim pode auxiliar na prevenção muitas doenças do corpo. E o que seria do corpo se a mente não estivesse sã?
Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Educadores Físicos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Biomédicos, Odontólogos... Todos precisamos uns dos outros e todos escolhemos profissões de entrega, de cuidar no próximo, e por isso mesmo, em respeito aos nossos pacientes, devemos respeitar uns aos outros e manter boas relações sempre. Chega dessa picuinha de "o médico ser superior". Integralidade. Multidisciplinaridade. É disso que nossos pacientes precisam.
Ah Walcyr, na próxima pesquise mais um pouquinho mais pra não pagar outro mico deste tamanho. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua dúvida ou comentário