A medicina tradicional chinesa (MTC) caracteriza-se por um sistema médico integrado originado a milhares de anos na China. Utiliza linguagem que relata simbolicamente as leis da natureza e que valoriza a inter-relação harmônicas entre as partes visando a integridade.
Como fundamento, aponta a teoria do yin-yang , divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais . O objetivo desse conhecimento é obter meios de equilibrar essa dualidade.
Também inclui a teoria dos cinco movimentos, que atribui a todas as coisas e fenômenos, na natureza, assim como no corpo, uma das cinco energias (madeira, fogo, terral, metal e água).
Utiliza como elementos a anamnese, palpação do pulso, observação da face e da língua e suas várias modalidades de tratamento (acupuntura, plantas medicinais, dietoterapia, práticas corporais e mentais).
A acupuntura é uma tecnologia de intervenção de saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos.
Originária da MTC, a acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio de inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para a prevenção de agravos.
A partir do século XX, a acupuntura foi assumida pela medicina contemporânea e, graças graças às pesquisas científicas, seus efeitos terapêuticos foram reconhecidos e têm sido paulatinamente explicados em trabalhos científicos publicados em respeitadas revistas científicas.
Admite-se atualmente que a estimulação de pontos de acupuntura provoque a liberação, no sistema nervoso central, de neurotransmissores e outras substâncias responsáveis pelas repostas de promoção de analgesia, restauração de funções orgânicas e modulação imunitária.
A MTC inclui ainda práticas corporais (lian gong, chi gong, tuina, taí chi chuan); práticas mentais (meditação); orientação alimentar; e uso de plantas medicinais (fitoterapia tradicional chinesa) relacionadas à prevenção de agravos e doenças, promoção e recuperação da saúde.
No Brasil, a acupuntura foi introduzida há cerca de 40 anos.