Construindo um portfólio

A primeira vez que me solicitaram um portfólio na faculdade me senti perdida. Não sei, e me faltou entendimento, pesquisa ou clareza no que a professora pediu, mesmo assim, fiz.
Ao todo fiz três portfólios e a medida que ia fazendo me sentia mais segura para os próximos capítulos do mesmo. Mesmo assim, pude ver que cada pessoa tem uma forma de construir e que depende muito do que o solicitante quer. Os professores que pediram nos deixaram bem livres para escrever e fomos construindo no decorrer do semestre, Enfim, vamos ao que interessa né?! Vocês verão que é algo mais simples do que imaginam.



Antes de começar um portfólio, gostaria de dizer que passei um bom tempo sentada diante desta mesma tela, sem saber o que escrever. Sempre considerei os inícios um pouco complicados e nesse caso não foi diferente. A transição do pensamento para o papel nem sempre se dá de forma rápida e completa. Após algumas pesquisas consegui ter uma ideia talvez mais clara a respeito do portfólio:

Sm. 1. Pasta de cartão usada para guardar documentos em geral; 2.  Pasta contendo material de um ilustrador, etc.
 Minidicionário Soares Amora, 2009.

SM. 1. Cartão duplo desdobrável usado para guardar papeis; pasta, porta-fólio. 2. Conjunto ou coleção do que está ou pode ser guardado num portfólio. 3. Conjunto de trabalhos de um artista ou agência usado para divulgação.
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2009.

Assim, adaptando a palavra Portfólio para a realidade acadêmica, é um conjunto de documentos a respeito de um tema comum, além de contar com nossa visão reflexiva. No meu caso, especificamente, escrevi sobre os conteúdos ministrados na disciplina de neurologia, posteriormente sobre atenção básica e sobre a vivência na comunidade no decorrer do semestre. Lá eu colocava o que eu compreendia das aulas, o que eu não compreendia, o que pesquisava, achava e sentia. Muitas vezes fugi um pouco e falei de questões pessoas mas que, de alguma forma, se relacionavam com o que se passava, afinal, antes de profissionais de saúde, somos pessoas. :)

Pessoalmente falando, acho um método bem eficaz de avaliação por que acaba nos obrigando a buscar mais, a fazer algo além de sentar e assistir aulas (não que as aulas não sejam boas também), faz com que nos mexamos mais. Acho que o único aspecto negativo ainda é o conhecimento limitado a respeito do conteúdo e estrutura desse tipo de texto e por exigir bastante tempo e dedicação em sua confecção. Li que a base de um portfólio é o pensamento reflexivo desenvolvido pelo aluno, 


Dicas, dicas, dicas!
- Faça de seu portfólio um diário. Converse com si através da palavras escritas e não tenha medo.
- Nada de plágio! Portfólio é algo pessoal e intransferível, não faça cópias.
- Abuse da criatividade. Se estiver dentro dos critérios avaliativos expostos por seu professor, fique à vontade para construir o seu portfólio. Ó, vale tudo: desenhos, fotos, esquemas... desde que não fuja da temática proposta, viu?!
- Tenha atenção sempre e não tenha medo de expor seus pensamentos e sentimentos. Geralmente o seu portfólio é lido apenas por seus professores e seus colegas não têm acesso (só se você quiser, claro).
-  Tome notas. Sempre anote suas ideias. Escreva sempre no mesmo dia e não deixe acumular conteúdo ou você corre o risco de deixar passar alguma coisa.
- Não tenha medo de pedir ajuda ou opinião. Converse com seus professores e colegas de turma.
- Leia. Leia muuuuuuuuito, pesquise mais ainda. Além de te ajudar no embasamento, ler vai te ajudar a melhorar sua escrita gradativamente.
- Já disse para não ter medo? Não tenha. O encontro do das palavras com o papel podem te levar a direções fantásticas (do tipo que você nem espera, vai por mim).


Então, chega de conversa... Hora de começar.



Referências Bibliográficas:

Dicionário Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/atesau.html Acessado em 18 de fevereiro de 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss: da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

2 comentários:

  1. Olá Yara, parabéns pelo blog! Valeu pelas dicas, pois nem os professores sabem dizer sobre como fazer o portfólio! rsss (Essa pandemia deixou todos sem rumo).

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    1. Ai que bom! Fico muito feliz em ler seu comentário sobre portfólio, foi algo que gostei muito de fazer e até hoje volto nos meus para recordar um pouco das vivências. A pandemia mudou muita coisa em todos nós e apesar de tudo, crescemos demais nas adversidades! Dedique-se ao seu processo hoje e se alegrará no futuro. Boa sorte no seu caminhar!

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